COVID-19

Dois meses depois e eu estou aqui.

   Nunca consigo ter uma frequência com vocês não é mesmo?
   Nem vou dizer que estou ocupada, porque não tenho feito nada. Nem trabalhado, nem estudado, nem, nem,nem...

   Quem diria que iriamos estar assim, quase todos isolados, alguns com medo, outros preocupados com a politica ou com a vida financeira, mas estamos não no mesmo barco, mas navegando no mesmo Mar.
   De repente (de repente, porque não quisemos dar total atenção, aliás ainda estava acontecendo lá do ouro lado), um vírus veio e tem nos paralisado.
   Já não confiamos mais nos abraços, nem nos beijos de encontro de saudações. Os espirros, assustam mais que uma arma apontada. Um aperto de mão já não é mais tão bem vindo. Álcool em gel, virou um dos nossos produtos essenciais na lista de compra. Lavar as mãos com sabão e água nunca foi tão indicado.
   Fiz uma pesquisa rápida, só pra reportar aqui no blog e deixar registrado, pois sabemos que esse VÍRUS paralisou o mundo tooodo e ficará nos registros do livros de histórias e quero deixar aqui.

   COVID-19 é uma doença causada pelo Coronavírus, tal qual é uma familia de vírus que causam infecções respiratórias. Apresenta um quadro clínico que varia infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. 
Os sintomas são: 
Tosse
Febre
Coriza
Dor de garganta
Dificuldade para respirar
   A transmissão do vírus acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de; toque do aperto de mão; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro e por objetos ou superfícies contaminadas. 
   Cura? NÃO HÁ NENHUM MEDICAMENTO ESPECÍFICO PARA TRATAR OU PREVENIR O CORONAVÍRUS.
   Então, por isso o medo, por isso o isolamento. Porque apesar de ter o SUS, não estamos equipados para essa “guerra”. 
   Algumas pessoas podem precisar da ajuda de aparelhos para respirar. No Brasil, já passamos de mais de sete mil mortes. Em Manaus, abriram covas comunitárias. Em cada cova, há no máximo dez caixões. E tudo isso que estou escrevendo, são coisas que assisti em jornais, ou vi nas redes sociais. Agora mesmo, ouvi que pediram bloqueio de circulação, pois o Brasil acaba de ter maior número de mortes em  24hs. Frente ao que está acontecendo, o Brasil tem caminhado para ser um dos piores países do mundo em relação a propagação do vírus. Mas para uma paralisação total, há muitas coisas envolvidas, uma coisa é fazer isso em países como Espanha, Itália... mas no Brasil, precisaremos de nossas forças de segurança para nos conduzir diante deste caos.
Eu, por exemplo, assim que pude voltar pra Botucatu e ficar com minha familia eu vim. Dois dias depois que já estava com minha familia, eu tive um ataque de tosse e falta de ar. Fui até  um pronto socorro da cidade, fui atendida com muita rapidez. Fui isolada. Fizemos um raio x. O médico me deu quinze dias de atestado e pediu para que as pessoas que estivessem em casa comigo fizessem o isolamento também.  Fui liberada. Voltei pra casa, mas as 22hs eu não conseguia mais respirar, me doía o peito. E voltei. Claro que não fui diagnosticada com COVID-19. Eu faço parte do grupo de risco pois tenho problemas respiratórios. Tenho Brocoespasmo. Mas imagina quantas pessoas tem morrido com essa nova doença, outras nem tem sido diagnosticado. Pessoas que não conseguem nem aparelhos respiratórios. É terrível você querer ar e não ter. 
Narizinhos, eu sei que já ouviram e leram tudo sobre isso. Que há informações de todos os lados, até porque nós estamos muito mais conectados do que o normal. O que podemos fazer é evitar as aglomerações. Por mim, por vocês, pela famílias de vocês, dos outros. Fiquem em casa. Os que puderem ficar. Continuem em casa. E se tiverem que sair, previna-se! Pois o maior ato de ser DONO (A) DO NARIZ, é ser responsável pela sua vida e pela do outro. Como dirigir um carro: voce dirige por voce e pelo outro. 
Cuidem-se! 
Beijo da Dona do Nariz. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recuperando a autoestima em 3,2,1....

Meio ano longe de Casa

Alguns motivos pelo qual MUDEI.